A Diretoria de Ensino e Pesquisa

Também conhecida como “EPQ” é o braço do CAAP responsável por promover eventos de cunho acadêmico, bem como dialogar com as instâncias produtoras e difusoras de conhecimento dentro da faculdade. Alguns de seus projetos ocorrem todo ano, e outros são mais esporádicos; passemos a tratar deles.
A jornada acadêmica é um evento que ocorre todo semestre na primeira semana de aula, voltado sobretudo para calouros. Nele, alunos e um professor convidado conversam a respeito de questões básicas da vida da faculdade, como o que é iniciação científica, o funcionamento do currículo, e algumas dicas sobre como aproveitar as várias opções que a FDCE oferece da melhor maneira possível. Em um segundo momento, os vários grupos de estudo têm a oportunidade de se apresentar, falar sobre seus objetivos e, caso cabível, seu processo seletivo.
A EPQ também é responsável pelo diálogo com os grupos de estudo. No início do semestre, procura-se fazer um seminário com aqueles coletivos, de modo a se sondar possíveis eventos em construção, apresentar demandas, e verificar possibilidades de colaboração. Além disso, os grupos podem solicitar financiamento de eventos ao CAAP; alguns dos critérios que costumam ser utilizados são: se já foi solicitado financiamento em outra instituição, a qualidade científica do projeto, e sua vibilidade. Atualmente, estuda-se a possibilidade de se implementar um edital para chamada desses financiamentos, em substituição ao mecanismo atual, de simples apresentação e discussão durante as próprias reuniões gerais do CAAP.
Atualmente, há dois projetos em desenvolvimento, os quais espera-se que possam ser colocados em prática no segundo semestre: a semana acadêmica e o conexão mercado. O primeiro é um evento que pretende reunir os grupos de estudo em mesas de dicussão sobre os temas que eles costumam trabalhar, mas colocando em contato diferentes grupos com temáticas afins; além disso, haveria espaço para apresentação de artigos e mini-cursos. Já o Conexão Mercado é um evento que já contou com uma edição em 2013, voltado para a apresentação do mercado de trabalho aos estudantes de direito. Conta, assim, com palestras de escritórios de advocacia, advogados populares, juízes, promotores, professores, dentre outros, de modo a que os alunos possam conhecer melhor suas opções para depois da formatura.
Por fim, a EPQ também busca divulgar as informações relativas à faculdade entre os alunos. Nesse campo, há o Manual dos Calouros, destinado a colocar os novatos a par do funcionamento da instituição na qual eles entram; o catálogo de grupo de estudos, iniciado pela gestão Todos os Cantos, em 2015, com informações a respeito destas instituições; e o Guia Acadêmico.