A Diretoria de Assistência

Desde o princípio do nosso percurso escolar, podemos nos reconhecer como fatores essenciais das escolas e faculdades, que não teriam sentido de existência sem nós, os alunos. Acontece que, mesmo sendo os motivadores da existência dessas instituições, muitas vezes não somos reconhecidos como partes capazes de discutir os rumos do nosso ensino.

A função primordial do movimento estudantil, e de nosso Centro Acadêmico, é nos apresentar, não como simples atores, mas como importantes autores do destino de nossas faculdades. Assim, a diretoria de assistência do Centro Acadêmico Afonso Pena assume o importante papel de resguardar os direitos dos alunos do curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais para que eles possam se envolver em suas atividades e traçarem sua jornada da forma como desejam.

Todos sabemos que não é fácil se manter na UFMG. Seus altos índices de evasão reafirmam isso; além de exigir tempo e energia, os estudos também são muito dispendiosos. Cabe à Assistência defender o conjunto de, frequentemente desrespeitados, direitos que garantem a manutenção dos alunos dentro da universidade, sendo verdadeiramente legítima para pautar as demandas dos estudantes, afinal, somente os estudantes realmente sabem do que necessitam. Entre as pautas recorrentes na diretoria de assistência estão o preço do bandejão, a qualidade de seu serviço e a moradia estudantil.

É também função da diretoria a busca por um bom ambiente a todos os alunos, principalmente às calouras e aos calouros. O CAAP almeja todos os anos uma boa recepção dos recém ingressos no curso, a fim de integrá-los rapidamente à nossa faculdade. Uma sequência de eventos no início dos semestres letivos tendo como público alvo os novos alunos do curso garantem essa boa recepção.

Resumidamente, a diretoria de assistência do Centro Acadêmico Afonso Pena é uma diretoria composta por estudantes, pautando lutas dos estudantes e para os estudantes, a fim de garantir o pleno acesso à educação e aos recursos da universidade federal.